Sunday, April 29, 2007

Diana, a pregadora

Não. Não é um trocadilho com a Diana, a caçadora, da mitologia ou da Caverna do Dragão. Mas ainda assim falamos de uma deusa. Chamar cantoras de deusa é tão gay. Meninas, olhos abertos se qualquer garotão lhes fizer esse tipo de elogio ou constatar algo como "você é elegante!". Não criem esperanças, é pura inveja do corpinho de vocês, ok?
De volta ao ponto inicial, que é muito mais poético, falava de Diana Ross, the supreme! (preciso me controlar). Descobri uma nova velha cantora. Sou um cara que gosta de novas-velhas descobertas. Nunca gostei de Diana, voz pequena e final de carreira estilo Baby Jane Hudson: crazy and drunk. Só isso explica aquele mesmo cabelo aos 60 anos.
O começo de carreira com o The Supremes é fabuloso, vocais, coreografias e vestidos maravilhosos (You Keep Me Hanging On é tipo de outro mundo!). E a fase disco tem seus bons momentos. Diana não foi nenhuma Donna Summer, mas imortalizou o momento mais gay da música pop com I'm Coming Out (não ouviu, bi? Coragem, bota pra mãe bilingüe ouvir que ela vai entender tuuudo). E é justamente a primeira música desta fase disco que me fez escrever esse tópico. Sim, sou prolixo e se você não desistiu até agora é porque tá a fim de saber como acaba...
Uma regravação de um clássico de Marvin Gaye e Tammi Terell, Ain't No Mountain High Enough, foi o primeio passo de Diana na disco, em 1970. Sem entrar de corpo inteiro no glamour barato do estilo, a versão dela é quase que inteiramente falada. Diana entra miando versos como just call my name, I'll be there in a hurry, on that you can depend and never worry. Amor Casas Bahia: dedicação total a você, sabe? Mas foi na segunda parte da pregação que ela me pegou, quando demonstra desapego total, amor sem cobrança e sem nota fiscal. Me rendeu umas boas (e elegantes) lágrimas ao volante. Tive que fazer 25 para aprender que amar é libertar quando acaba e querer ser livre sempre. Hallelujah, Diana!
Achei a música no You Tube! É a música mesmo, não é um vídeo
Essa é a versão original, com Marvin e Tammi:
Vídeo de I'm Coming Out (vai ter que suportar toda a parafernália diva, ela sempre teve muitos fãs gays, gente!):

No comments: