Monday, October 12, 2009

O zoológico de Tennessee


Amo Tennessee Williams e, mesmo tendo aquele medo de digitar o nome dele errado, sempre indico tudo que consumi dele para quem perguntar. Os poucos livros lançados no Brasil (Um Bonde Chamado DEsejo, um livro de contos e outro de um casal gay que está lá na prateleira e eu não vou até lá agora). Seu forte são as peças. Relizadas na década de 50, com o elenco dourado da velha Hollywood, as adaptações de suas peças para o cinema não são menos que incríveis. O próprio Bonde, com Vivien Leigh e Marlon, De Repente no Último Verão, com Liz Taylor e Kath Hepburn, ou Gata em Teto de Zinco Quente, com Taylor e Newman. Todas impecáveis, com seus personagens perturbados e à margem da realidade. Neste domingo descobri uma nova obra de TW (Can I call you TW, dear?): The Glass Menagerie. Foi a obra que, considerada a mais autobiográfica de todas, o tornou hit no teatro americano. Teve duas adaptações para o cinema, não achei nenhuma: em 1950, com Kirk Douglas e em 1987, com direção de Paul Newmann, estrelado por John Malkovich e Joanne Woodward, mulher de Paul e primeira pessoa a ter uma estrela na calçada da fama (Não foi a Bette Davis).
A peça conta a história de Amanda, uma mulher abandonada pelo marido, com dois filhos: Tom (um frustrado escritor que trabalha num depósito para sustentar a casa) e Laura (uma guria aleijada e introspectiva que tem a tal coleção de animais de vidro). Amanda é tão dominadora quanto a mãe de TW, lembra muito a Violet de De repente no último verão, e sufoca Tom (alter ego) de TW. E a pequena Laura está ali, no meio deste duelo, vivendo em seu zoológico de vidro.
Vi uma adaptação ontem com Cassia Kiss, a mulher que matou Odete Roitmann, no teatro. E, num personagem bom, ela entrou para a galeria de atrizes que escondem seu potencial na tela da globo. O espetáculo, chamado Zoológico de Vidro, fica mais um mês no Rio. Vale a pena ver e o restante do elenco é afiadíssimo. E a trilha é incrível. E a iluminação melhor ainda. E eu adorei
PS: A peça foi muitas vezes adaptada no Brasil com o título À Margem da Vida

1 comment:

Caco said...

Adorei litros os personagens losers do livro de contos - que, aliás, foi tu que me indicou. ;-)

Saudades!
CACO